Nosso Carmelo

 




Sua história começa com o primeiro recolhimento, no final do século XVII, a primeira casa religiosa de regra carmelitana no Brasil, para mulheres, o Recolhimento Santa Teresa. A partir desta longa historia, surge o Carmelo de São Paulo, fundado por Madre Regina da Imaculada Conceição.





Do Carmelo de São Paulo deu origem a várias fundações entre eles o nosso Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José. Tivemos como Madres Fundadoras: Madre Leopoldina de Santa Teresa, primeira vocação recebida no Carmelo de São Paulo, e Madre Isabel dos Anjos, juntamente com um grupo de dez Irmãs que vieram para a fundação.


Foi no dia 10 de Fevereiro de 1960 que chegava a esta cidade de Curitiba, o grupo das Irmãs Carmelitas, provenientes do Carmelo de Santa Teresa, São Paulo, Capital para fundar este Carmelo de Nossa Senhora da Assunção e São José, a pedido de Dom Manuel da Silveira Delboux o então Arcebispo, que muito desejava um Mosteiro contemplativo em sua Arquidiocese.

Ao chegarem instalaram-se em uma pequena casa provisória, próximo ao local, do bondoso Dr. Lizímaco, irmão da generosa benfeitora Dona Maria José Costa que doou o terreno para a construção deste Carmelo.




Este Mosteiro foi construído em três etapas. Passado quase um ano desde a chegada das irmãs, D. Manoel vendo o sofrimento em que estavam as Irmãs, pois na casinha além do frio, chovia por toda parte, apressou a construção da primeira ala do convento empregando para isso certa verba de que podia dispor (herança de sua família).

No dia 18 de março de 1962, com grande solenidade, as Irmãs passaram para o novo prédio.

Com a colaboração de benfeitores, em 1964 foi iniciada a segunda etapa, que consistia na segunda ala e a Capela, solenemente inaugurada no primeiro Domingo da Quaresma de 1969. No dia 05 de fevereiro de 1970 falecia Dom Manuel, que fora o grande animador e protetor deste Carmelo. No ano seguinte em 28 de outubro falecia também a fundadora Madre Leopoldina de Santa Teresa.

Dom Pedro Fedalto que sucedeu Dom Manuel no Arcebispado de Curitiba, continuou apoiando a obra começada, mas ainda faltavam duas alas para construir e as dificuldades eram tantas que parecia mesmo um sonho irrealizável. Entretanto a confiança das irmãs foi maior e experimentaram o que diz São João da Cruz: “Alcança-se de Deus tanto quanto Dele se espera.” A providência de Deus foi se manifestando e premiando a confiança das Irmãs, suscitando corações generosos que iam assim realizando esta obra. E Deus a completou através do Pe. Frei José Chalmers, alemão, era então provincial da Província de Santo Elias da Ordem do Carmo, que ouvindo nossas dificuldades financeiras para prosseguir a construção, se prontificou a interceder por nós no Adveniat para podermos concluir a construção. Em 15 de outubro de 1976, estando terminado o mosteiro e sem dívidas, foi feita a solene inauguração. Com uma Concelebração Presidida pelo Sr. Núncio Apostólico, Dom Carmine Rocco, nosso Arcebispo Dom Pedro Fedalto e diversos sacerdotes. Com a presença de religiosas, benfeitores e amigos, ficando assim inaugurado este Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção e São José, em Curitiba.




O Carmelo hoje

A vida carmelitana tem sua razão de ser: ser o coração orante na Igreja. Nosso Carmelo pode cantar como Santa Teresa as misericórdias do Senhor nestes anos de fundação. Como alguém que encontrou um grande tesouro, nós encontramos o Senhor, habitamos em Sua casa, em uma pequena comunidade fraterna, que produziu muitos frutos ao longo destes anos, especialmente com vocações que diariamente servem ao Senhor com suas vidas.

Uma característica marcante do Carmelo é a alegria. A alegria de ter correspondido aos apelos de Jesus, que nos convida a viver na clausura, a ser carmelitas descalças. Ser carmelita significa viver só para Deus.















Postagens mais visitadas deste blog

Discernimento Vocacional

Santa Elisabete da Trindade e sua dificuldade no caminho vocacional




Se quiser tirar dúvidas sobre sua vocação entre em contato conosco. Por favor, informe seu telefone.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ou escreva-nos: vocacaocarmelo@gmail.com


Nosso endereço:

  • CARMELO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO E SÃO JOSÉ
  • Rua: Dr. Joaquim Ignácio Silveira da Motta, 540 - Guabirotuba - Curitiba-PR
  • Telefone: (41) 3296-9711