A Ordem Carmelita

 


Onde tudo Começou

A Ordem Carmelita teve seu início no Monte Carmelo, na Palestina, caracterizada por dois fundamentos: Santo Elias e a Virgem Maria, que constituem a tradição e espiritualidade da Ordem.
O Monte Carmelo foi, com o correr dos tempos, cenário de interessantes acontecimentos. Ali viveu Santo Elias, profeta, saboreando a presença divina e ao levantar-se como uma chama, marcou a história de Israel. Sua história foi narrada na Bíblia, no livro dos Reis. Nossa Ordem tem em Santo Elias como seu fundador, não materialmente mas espiritualmente. Na Basílica de São Pedro em Roma, na galeria de fundadores das Ordens Religiosas, está a imagem de Santo Elias com a inscrição: “Santo Elias Profeta, fundador da Ordem Carmelitana”. O escudo de nossa Ordem traz o braço de Elias com a espada de fogo e o lema: “Zelo Zelatus sum pro Domino Deo Exercituum” – “Consumo-me de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos”.

Pela montanha bíblica passaram muitas raças e civilizações, dentre eles homens fervorosos que queriam viver a vida eremítica, foi assim que com eles começou a história da Ordem. Com o passar do tempo criaram-se mosteiros de monges, marcados por uma forte devoção Mariana. Em 1291, o Carmelo estende-se para a Europa.

Após um período de ausência no Monte Carmelo, hoje temos uma presença de nossos Freis que salvaguardam os princípios de nossa Ordem.

 

Nossa Senhora do Carmo

Sem Maria o Carmelo deixaria de ser o que é. Uma prova muito clara é o titulo de nossa Ordem: Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Desde seus primórdios a Ordem esteve intimamente consagrada a Nossa Senhora, sendo o distintivo que impressionava antigamente aqueles que se aproximavam dos primeiro carmelitas. A primeira Capela erigida pelos ermitões no Monte Carmelo foi consagrada a Maria.


Nossa Senhora do Carmo, revestida do hábito carmelitano, é expressão viva de nossa vida mariana. Torna-se o modelo de toda carmelita, na contemplação dos mistérios divinos. Cada mosteiro é um centro de difusão mariana, ao mesmo tempo que uma imagem do coração da Virgem que vivia “meditando dia e noite na lei do Senhor e vigiando em oração”. É ela que forma Cristo em nós.

 

A Ordem Carmelita Descalça


A origem do Carmelo Descalço se deu com Santa Teresa de Jesus, em 1562. A primeira fundação se deu em Ávila, na Espanha. Desta fundação deu origem a várias outros, tanto de monjas como de freis carmelitas, e com o passar do tempo estendeu-se pelo mundo inteiro.

Quando Santa Teresa iniciou as fundações seu desejo íntimo é que vendo Deus com tão poucos amigos que um pequeno grupo de Irmãs pudesse ajudá-Lo através da oração e da imolação pelo bem da Santa Igreja, ajudando igualmente aos sacerdotes. Assim nasceu a Ordem Carmelita Descalça que perdura até hoje.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Discernimento Vocacional

Santa Elisabete da Trindade e sua dificuldade no caminho vocacional




Se quiser tirar dúvidas sobre sua vocação entre em contato conosco. Por favor, informe seu telefone.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ou escreva-nos: vocacaocarmelo@gmail.com


Nosso endereço:

  • CARMELO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO E SÃO JOSÉ
  • Rua: Dr. Joaquim Ignácio Silveira da Motta, 540 - Guabirotuba - Curitiba-PR
  • Telefone: (41) 3296-9711